Ver Também

Máquina da Verdade

Achas que sabes tudo sobre drogas e toxicodependências, tens a certeza? Então aventura-te na máquina da verdade...Será que tens coragem?


Links


Nova vacina

hiv

reforça sistema imunitário

2015-04-29 13:08:13.39
para portadores de HIV
O reforço do sistema imunitário dos pacientes pode ter como resultado um aumento da eficácia dos fármacos antirretrovirais, assinala o estudo.
Quando uma pessoa é diagnosticada com o VIH é submetida a uma terapia denominada HAART, na sua sigla inglesa, à base de medicamentos  podem conseguir que o vírus deixe de se reproduzir quase completamente.
 
Os especialistas sabem que o vírus pode manter a reprodução a níveis baixos e acumular-se de forma latente nos chamados "reservatórios" que se localizam por todo o corpo, podendo causar
complicações e até a morte por doenças não relacionadas com a Sida.

Na fase inicial da infeção por VIH é produzida uma proteína vírica denominada "Tat" que tem um papel fundamental na replicação do vírus e a progressão da doença ao debilitar o sistema imunitário do doente.

Desenhando uma vacina que incorpora uma pequena quantidade da proteína "Tat", os investigadores foram capazes de produzir uma resposta imune para evitar a progressão da doença.

O ensaio clinico foi realizado em 168 pacientes com VIH que receberam a vacina com diferentes concentrações de "Tat" durante períodos de três a cinco meses e que foram combinadas com o tratamento HAART.

Os investigadores perceberam um reforço do sistema imunitário e vão agora realizar um novo estudo de confirmação das conclusões, mas defendem que os resultados são prometedores para o tratamento do VIH no futuro.

  • Instituto da Droga e da Toxicodependência
  • IDT - Instituto da Droga e da Toxicodependência — www.idt.pt
  • Ministério da Saúde
  • Ministério da Saúde