Ver Também

Máquina da Verdade

Achas que sabes tudo sobre drogas e toxicodependências, tens a certeza? Então aventura-te na máquina da verdade...Será que tens coragem?



Linha Vida 1414

2007-04-09 00:00:00.0
Também através info@tu-alinhas.pt

A Linha Vida está a realizar um questionário de satisfação do utente. Ajuda-nos a melhorar o nosso serviço, acede a IDT 

É frequente termos a noção que as drogas são um assunto tabu.
Sempre que se fala em drogas é comum alguém criticar, desconfiar, entrar em pânico.
Mas então, o que fazer quando existem tantas questões sem resposta...

  • Se for apanhado a fumar um charro posso ir preso?
  • Tomar pastilhas só ao fim de semana faz mal?
  • O haxixe vicia?
  • O meu amigo consome drogas, como posso ajudá-lo?
  • O que são drogas leves e pesadas?
  • O que é um Centro de Atendimento aos Toxicodependentes?

Integrada no Instituto da Droga e da Toxicodependência, a Linha Vida - SOS Droga - 1414 é um serviço telefónico de ajuda na área da toxicodependência e temáticas associadas (adolescência, sexualidade, sida, saúde mental, entre outras), com 20 anos de existência, a funcionar de segunda a sexta-feira das 10 às 20 horas.

A Linha Vida - SOS Droga é um serviço anónimo (onde não precisas de te identificar), confidencial (onde o que é discutido fica entre ti e o técnico que te atende) e gratuito.

Os técnicos deste serviço asseguram um atendimento claro, rigoroso e imparcial, sem julgar, dar sermões ou apresentar soluções miraculosas.

Pretende-se acima de tudo, escutar, informar, esclarecer dúvidas, discutir problemas e alternativas para a sua resolução, assim como possíveis formas de agir e encaminhamentos nas diversas áreas de intervenção (prevenção,tratamento e reinserção).

Atendendo às suas características específicas, nomeadamente o ser imediato, acessível e anónimo, o telefone constitui um importante meio de comunicação, permitindo estabelecer o diálogo e fazer a ponte entre quem telefona e as instituições.


Infelizmente nem sempre é fácil aceder ao serviço.
Para além das chamadas de quem efectivamente procura informação e/ou ajuda, a Linha Vida atende diariamente outro tipo de telefonemas...

Concretamente, as chamadas da Linha Vida, encontram-se divididas da seguinte forma:


Efectivas - são chamadas verdadeiras que acontecem diariamente, onde alguém liga por necessitar de ajuda, estar preocupado com outra pessoa, porque tem uma questão para a qual não encontra resposta, ou tem vergonha de perguntar aos amigos, aos pais e até mesmo aos professores.

Brincadeiras - são chamadas que acontecem diariamente, em que alguém liga, somente com o objectivo de passar o tempo, ocupando o serviço de uma forma desadequada. Por curiosidade, no ano de 2006 cerca de 64% das chamadas atendidas foram brincadeiras.

Brancas - são chamadas que acontecem diariamente, em que alguém liga e faz silêncio, porque não arranjou ainda coragem para colocar a sua questão (importa voltar a referir que o serviço é anónimo e confidencial), ou porque não tem mais nada para fazer. Neste último caso verifica-se um uso indevido do serviço.

Insultos - são chamadas menos frequentes, nas quais alguém liga insultando quem o atende, como brincadeira, ou como forma de descarregar toda a sua frustração e zanga com o mundo que o rodeia. Mais uma vez, verifica-se o uso indevido do serviço.


Quadro: Chamadas por tipo de 1999 a 2008


Ano

Chamadas Verdadeiras

Brincadeiras

Brancas

Insultos

1999

41,10%

27,52%

28,21%

3,16%

2000

17,21%

38,74%

40,50%

3,55%

2001

15,71%

47,79%

33,29%

3,21%

2002

16,00%

49,89%

31,63%

2,48%

2003

14,60%

55,30%

27,70%

2,30%

2004

12,67%

62,25%

23,36%

1,71%

2005

11,64%

64,02%

22,66%

1,68%

2006

12,64%

64,77%

21,22%

1,36%

2007

13,55%

63,60%

21,70%

1,30%

2008

17,60%

62,00%

19,00%

1,40%



Ao atender brincadeiras, brancas ou insultos, a Linha Vida fica impossibilitada de dar apoio a quem realmente necessita.


Por incrível que pareça, este problema não ocorre somente na Linha Vida, mas na maioria dos serviços de atendimento telefónico do nosso país, inclusive nos de emergência médica.


Torna-se então importante, reflectir sobre a atitude de cada um face ao telefone.


Se tens dúvidas ou desejas saber para que servem e como funcionam os serviços telefónicos de ajuda, temos para ti um jogo..."Entra na Linha"... Por trás de cada porta está um caminho, escolhe o teu!

  • Instituto da Droga e da Toxicodependência
  • IDT - Instituto da Droga e da Toxicodependência — www.idt.pt
  • Ministério da Saúde
  • Ministério da Saúde